O IBAMA concedeu, para Autoridade Portuária do Complexo Portuário da Baía da Babitonga, que é o Porto de São Francisco do Sul, a licença para iniciar o processo de licitação da obra para aprofundar o canal de acesso aos Portos da Baía. A previsão é de que o total custe por volta de R$ 300 milhões.
O projeto visa aumentar a profundidade do canal de 14 para 16 metros, permitindo a atracação de embarcações de até 366 metros de comprimento no Complexo Portuário.
A responsabilidade financeira da obra ficará com o Porto Itapoá, que é um terminal privado, e posteriormente a Autoridade Portuária do Complexo Portuário da Baía da Babitonga reembolsará o investimento por meio de receitas geradas pelo aumento no fluxo dos navios. Nas palavras do secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, a obra é essencial para manter Santa Catarina no protagonismo logístico.
Segundo o portal São Chico Online, a previsão é de que a licitação ocorra ainda em 2024, e que as obras tenham início no próximo ano.
Alargamento da orla de Itapoá
Além do resultado positivo para o setor logístico, a população de Itapoá também ganhará mais faixa de areia: o projeto prevê que todos os sedimentos removidos na dragagem serão, de forma inédita, utilizados para o alargamento da faixa de areia, que hoje sofre com erosões. O projeto é o primeiro do Brasil a propor esta solução.
👏👏👏👏
Obra gigantesca e de grande importância para Itapoá!
A evolução não para!! 🔥
Isso já é um ganho enorme para o desenvolvimento do nosso município!