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Ferrovias em Santa Catarina e Itapoá: quais os planos?

(Foto: Arquivo AN, via NSC Total).
(Foto: Arquivo AN, via NSC Total).

No início de março foi divulgada a edição 2025 da agenda para infraestrutura da Fiesc (Federação de Indústrias do Estado de Santa Catarina), trazendo os números esperados para a construção de uma ferrovia ligando Itapoá até Joinville: R$ 2 bilhões. 

A solicitação partiu do Porto Itapoá diretamente à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com um requerimento de construção e operação de novas ferrovias ligando a cidade de Itapoá às malhas ferroviárias do sul do Brasil.

A primeira ferrovia deve ter 113 km de extensão para ligar Itapoá com a cidade de Araquari (SC), que já prevê ligação com São Francisco do Sul (SC) - e, consequentemente, com o porto da cidade - e com a Malha Sul, ligando as cidades do Norte do estado de Santa Catarina e também o Paraná. 

(Foto: Sperandio)
(Foto: Sperandio)

Outro pedido é de uma ferrovia de 88 km até Joinville (SC), onde futuramente será instalado um contorno ferroviário. No pedido realizado, foi incluída a solicitação de estudo no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para ligação do Porto Itapoá aos demais terminais portuários de Santa Catarina, por meio ferroviário. Ainda, constou nesta solicitação, o requerimento de uma ferrovia entre Itapoá e Morretes (PR), com 83 km de extensão, com consequente ligação com a malha nacional por outro ângulo.

Segundo o documento, a concessão de operações requeridas é de 99 anos, o tempo limite previsto em lei federal. 


Qual a previsão de custo?

Anualmente, a Agenda para Infraestrutura da Fiesc é divulgada para atualizar os investimentos de transporte e logística de Santa Catarina em diversos modais

Na edição de 2025, o valor estipulado para a obra ferroviária ligando Itapoá com Joinville é citado em R$ 2 bilhões para um ramal de 110 km, além da possibilidade de ligação com a cidade de Araquari.

Em fase final de elaboração de projeto executivo, Araquari está prestes a receber a ligação com a região dos Portos de Itajaí e Navegantes, com obra estimada em US$ 300 milhões contratados pelo Governo do Estado.


Impactos para a cidade

Caso as solicitações sejam aprovadas pela ANTT, Itapoá terá acesso facilitado tanto aos portos do próprio etado quanto aos do Paraná, ampliando a zona de atuação, melhorando fluxos de transporte, logística e rendimento. 

Com a implantação, a cidade teria mais movimentações financeiras, políticas e estruturais, além de fomentar com ainda mais força o mercado imobiliário e, consequentemente, continuaria mantendo o 1º lugar no ranking de desenvolvimento no estado, além de diminuir a dependência do modal rodoviário de transporte.


Fontes:


 
 
 

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