Ferrovias em Santa Catarina e Itapoá: quais os planos?
- Marcos Eduardo de Almeida
- 7 de abr.
- 2 min de leitura

No início de março foi divulgada a edição 2025 da agenda para infraestrutura da Fiesc (Federação de Indústrias do Estado de Santa Catarina), trazendo os números esperados para a construção de uma ferrovia ligando Itapoá até Joinville: R$ 2 bilhões.
A solicitação partiu do Porto Itapoá diretamente à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com um requerimento de construção e operação de novas ferrovias ligando a cidade de Itapoá às malhas ferroviárias do sul do Brasil.
A primeira ferrovia deve ter 113 km de extensão para ligar Itapoá com a cidade de Araquari (SC), que já prevê ligação com São Francisco do Sul (SC) - e, consequentemente, com o porto da cidade - e com a Malha Sul, ligando as cidades do Norte do estado de Santa Catarina e também o Paraná.

Outro pedido é de uma ferrovia de 88 km até Joinville (SC), onde futuramente será instalado um contorno ferroviário. No pedido realizado, foi incluída a solicitação de estudo no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para ligação do Porto Itapoá aos demais terminais portuários de Santa Catarina, por meio ferroviário. Ainda, constou nesta solicitação, o requerimento de uma ferrovia entre Itapoá e Morretes (PR), com 83 km de extensão, com consequente ligação com a malha nacional por outro ângulo.
Segundo o documento, a concessão de operações requeridas é de 99 anos, o tempo limite previsto em lei federal.
Qual a previsão de custo?
Anualmente, a Agenda para Infraestrutura da Fiesc é divulgada para atualizar os investimentos de transporte e logística de Santa Catarina em diversos modais.
Na edição de 2025, o valor estipulado para a obra ferroviária ligando Itapoá com Joinville é citado em R$ 2 bilhões para um ramal de 110 km, além da possibilidade de ligação com a cidade de Araquari.
Em fase final de elaboração de projeto executivo, Araquari está prestes a receber a ligação com a região dos Portos de Itajaí e Navegantes, com obra estimada em US$ 300 milhões contratados pelo Governo do Estado.
Impactos para a cidade
Caso as solicitações sejam aprovadas pela ANTT, Itapoá terá acesso facilitado tanto aos portos do próprio etado quanto aos do Paraná, ampliando a zona de atuação, melhorando fluxos de transporte, logística e rendimento.
Com a implantação, a cidade teria mais movimentações financeiras, políticas e estruturais, além de fomentar com ainda mais força o mercado imobiliário e, consequentemente, continuaria mantendo o 1º lugar no ranking de desenvolvimento no estado, além de diminuir a dependência do modal rodoviário de transporte.
Fontes:
https://www.nsctotal.com.br/colunistas/saavedra/quais-os-planos-para-construcao-de-novas-ferrovias-a-partir-da-cidade-que-mais-cresce-em-sc (Acesso em 19 de março de 2025)
https://www.nsctotal.com.br/colunistas/saavedra/ferrovia-de-110-km-em-sc-tem-custo-estimado-em-r-2-bilhoes-para-construcao (Acesso em 19 de março de 2025)
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